Conglomerados – The Walt Disney Company

walt-disney-screencaps-the-walt-disney-logo-walt-disney-characters-31865565-2560-1440

The Walt Disney Company é o maior conglomerado de mídias do planeta avaliado em 143 bilhões de dólares. Ele é dono de empresas poderosas como Marvel, ESPN, Pixar e a maior rede de televisão do mundo a ABC. O império Disney é resultado de anos de trabalho de um verdadeiro sonhador que nos moldes americano de ser, fez o mundo enxergar o seu universo mágico, estou falando de Walter Elias Disney.

Em 1906 chegou na pequena cidade rural de Marceline, no estado de Missouri a família do Sr Elias Disney e sua esposa Flora Disney com os seus cinco filhos Herbert, Raymond, Roy, Walter e Ruth. Eles vieram de Chicago fugindo da escalada violência e da crescente corrupção que tomava conta daqueles cantos americanos de Illinois. Elias Disney esperava que no clima bucólico de uma pequena fazenda naquela cidade, fundada pela empresa ferroviária Santa Fé, seria o lugar ideal para educar seus filhos. Ele era um habilidoso carpinteiro que possuia um forte espirito empreendedor, mas não havia encontrado um negócio que podesse lhe dar definitivamente a independência financeira. Algo que o seu filho Walter Elias Disney conseguiria notavelmente criando a mundialmente conhecida empresa The Walt Disney Company objetivo dessa matéria.

Durante a infância Walter Elias Disney já demonstrava aptidão para as artes devido a sua habilidade com desenho. Não se sabe onde ele adquiriu este gosto alguns falam que foi na fazenda em Marceline outros falam que foi no período em que trabalhou como jornaleiro em Kansas City onde ficava admirando os cartoons dos jornais ou quando assistiu aulas na academia de artes de Chicago quando estava no oitavo ano da High School. Enfim, seus desenhos já eram bem conhecidos pelos amigos, parentes e escolas por onde passava, mas a sua disposição para o trabalho seja qual fosse a natureza poderia ser braçal, no estresse da estação de correios ou como office-boy, Walter sempre se mostrava devoto ao trabalho. Porém foi a sua entrada na Cruz Vermelha para ser motorista de ambulância na França durante a primeira guerra mundial que mudou a sua vida lá pelos idos de 1918.

Quando Walter chegou na França a guerra havia acabado e assim ele logo retorna para os Estados Unidos com uma meta no coração “vou me dedicar a carreira de artista”. Recusou trabalhar numa fábrica de geleia de seu pai em Chicago mudou se para Kansas City onde consegui um emprego, mostrando o seu portfólio de desenhos feitos no meio da guerra na França, num pequeno estúdio de publicidade chamado Pesmen & Rubin Commercial Studio Art. Neste pequeno estúdio pode se dizer que foi o começo do império que vemos hoje. Porque foi nessa empresa que ele apreende as primeiras técnicas comercias que foram fundamentais para a sua experiência com animação e também conhece um desenhista Ubbe Iwwerks que viria a fazer o Mickey Mouse. Por meio do seu empreendedorismo Walter fundou três empresas antes de achar a estrada para sair do zero e chegar ao tudo foram elas: Iwwerks & Disney Commercial Arts (fechou sem lucro), depois criou a Laugh-o-Gram Films que também faliu. No entanto em 1923, Disney e seu amigo Ubber vão embora para Los Angeles, Hollywood e lá criam a Disney Brother’s Studio de onde nascem Alice e o Coelho Oswald.

No ano de 1928 nasce Mickey Mouse das mãos de seu amigo Ubbe Iwwerks num desenho feito a partir de bolotas rabiscadas no papel ideal para animação. Em seguida surgiram personagens para contracenar com o rato como Pato Donald, Pateta e Pluto levando a produzir uma série de desenhos animados chamado Silly Symphonies até o ano de 1939 chegando a alcançar o Oscar. Este seriado infantil foi uma revolução no universo dos filmes para a criançada levando outras empresas a também produzir suas próprias séries. Daí em diante os personagem foram surgindo como Pinóquio, Fantasia, Bambi, Cinderela, Dumbo, Peter Pan e outros. Em 1950 a Walt Disney Productions se uni com a Coca-Cola para produzir o primeiro especial para a televisão chamado “Uma hora no país da maravilha” e em 1954 não menos importante a ABC lança a primeira série do Disney chamado Disneylândia que formaria a base para a criação do seu primeiro parque temático inaugurado em 17 de julho de 1955 no Anaheim, grande Los Angeles no estado da Califórnia. E em 1971 com o Walter Disney falecido é criado o conceito Walt Disney World sob a batuta do seu irmão Roy Disney que também morreria em dezembro daquele ano.

De lá para cá nasceram muitos personagens como a pequena Sereia, A Bela e a Fera, Tarzan e Rei Leão como também a empresa mergulhou nos processos de aquisições de outros negócios na área de mídias para se firmar de vez no mercado mundial. Em 1996, por exemplo, comprou a ABC por 19 bilhões de dólares, após outras aquisições em 2006 a Pixar é comprada por 7,4 bilhões de dólares e finalmente em 2009 a Marvel é adquirida por 4 bilhões de dólares bem como a Lucasfilm pelo mesmo valor em 2012. É válido observar que a em cada fase da história do império disney um fato sempre se evidenciou: a imaginação. Mesmo quando aquele garoto estava entregando um jornal no Kansas City pela madrugada ou durante a guerra na França ou até quando a sua organização veio adquirir a ABC, a filosofia da imaginação perdurou. Portanto The Walt Disney Comapny se resume a uma palavra: imaginação.

Por: Daniel Júnior

Fonte:

Livro: O homem da animação

Wikipedia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>